O SpinRite faz o que afirma fazer? [fechadas]

65

Eu não tenho nenhuma experiência real (ou seja, profissional) com o SpinRite de Steve Gibson, então eu gostaria de colocar isso na comunidade SF. O SpinRite realmente faz o que afirma? É um bom produto para usar? Com uma solução de backup adequada e tolerância a falhas de RAID, nunca achei necessário, mas estou curioso.

Parece haver algumas mensagens conflitantes em relação a isso e nenhum dado físico pode ser encontrado de qualquer maneira.

Por um lado, ouvi muitos usuários domésticos afirmarem que isso os ajudou, mas ouvi usuários dizerem muitas coisas - na maioria das vezes, eles não têm conhecimento ou experiência para descrever com precisão o que realmente aconteceu. Por outro lado, a própria descrição e documentação de Steve também não me deixa muito confuso.

Então, qual é a verdade da questão? Você usaria?

romandas
fonte
Parece-me que você nem tem certeza do que pensa que faz. Talvez você possa elaborar.
John Gardeniers
5
Estou confuso sobre o porquê de você dizer isso. Pelo que li, ele não tenta recuperar os dados de uma unidade com falha?
Romandas 08/08/09
Para sua informação, não usei a tag spinrite de propósito. Ele foi usado apenas em uma postagem e precisamos mesmo de tags para todos os aplicativos de software? Qualquer pessoa que pesquisar no Google acessará o spinrite na pergunta.
Romandas 08/08/09
Pessoas - nós vencemos esta questão até a morte. Pare de postar respostas que não agregam valor à resposta já aceita. Eu votaria para fechá-lo apenas por isso, mas nenhuma das razões disponíveis para o fechamento é relevante.
Romandas
2
se você sentir que houve respostas suficientes, ignore as novas. Não é apenas um grande negócio.
John Gardeniers

Respostas:

58

Eu tive uma experiência razoavelmente boa com o SpinRite, mas acho que é superestimado. De fato, pode ser inteligente demais para o seu próprio bem. Existem soluções gratuitas que funcionam tão bem (na verdade, as gratuitas podem funcionar ainda melhor).

Tivemos uma unidade NTFS de 200 GB que de repente falhou catastroficamente. Era para ser a unidade "compartilhada" na qual as pessoas simplesmente despejavam coisas temporariamente, mas acabou se transformando em um enorme repositório de dados com backups diversos, além de um monte de arquivos que ninguém se importava em fazer backup em nenhum lugar. Quando a unidade morreu, não conseguimos montar, não importando quantas vezes rodamos o chkdsk ou outras ferramentas.

No final, compramos e rodamos o SpinRite ... que continuou a funcionar por mais de 1 mês. Toda vez que atingia um cluster ruim, passava horas tentando recuperar dados dele. Novamente, ele funcionou sem parar por mais de um mês, tentando recuperar dados de uma unidade com defeito de 200 GB. (Na defesa do SpinRite, ele pode escanear uma unidade em apenas algumas horas se não houver defeitos físicos.) O SpinRite acabou conseguindo recuperar todos os nossos arquivos, embora muitos dos maiores tenham se mostrado corrompidos. O SpinRite também tornou a unidade montável novamente. Então eu definitivamente diria que fez alguma coisa.

No entanto, apesar de funcionar, não sei se ajudou mais do que apenas inicializar um CD do Linux e executar o dd para copiar a unidade inteira em um arquivo. Há algo a ser dito por não executar um disco que está morrendo por um mês inteiro, pois está morrendo! Defeitos físicos parecem ter o hábito de se espalhar. Não me surpreenderia se o disco se degradasse ainda mais enquanto o SpinRite estava em execução. Pessoalmente, prefiro retirar os dados do disco o mais rápido possível, criar várias imagens de backup e tentar reparar os arquivos offline.

Tivemos que recuperar outros dados recentemente e o dd fez um ótimo trabalho. Você pode pedir para copiar todos os dados bons da unidade e executar mais algumas vezes para tentar com mais esforço (por exemplo, usar tamanhos de bloco menores) tentando extrair dados das áreas ruins.

Se você tiver mais ou menos uma hora, eu diria que vale a pena aprender a usar o dd em vez de comprar o SpinRite: http://www.debianadmin.com/recover-data-from-a-dead -hard-drive-using-dd.html

Ou siga a rota um pouco mais fácil e faça o download do dd_rescue: http://www.garloff.de/kurt/linux/ddrescue

Se você ainda deseja executar o SpinRite, eu recomendo fazê-lo APÓS você ter copiado todos os dados existentes da unidade, caso a unidade por um longo período de tempo permita que ela se torne ainda mais degradada.

Toda vez que você obtém uma nova unidade, deve inicializar um CD do Linux e executar badblocks para verificar se há defeitos. Você também deve verificar periodicamente suas unidades quanto à degradação. Tivemos pelo menos 2 unidades novas com defeitos e mais 3 ou 4 morrem em alguns meses (apesar de termos feito testes completos antes de colocá-las em serviço).

Observe que você precisa executar badblocks como root ou prefixar os comandos com "sudo" se estiver inicializando em um CD ao vivo do Ubuntu.

Unidades novas (aviso: destrói todos os dados!):

badblocks -wvs /dev/sd#

ou

badblocks -wvs /dev/hd#

Unidades em uso (teste somente leitura):

badblocks -vs /dev/sd#

ou

badblocks -vs /dev/hd#

Onde # é o número da unidade no Linux. As unidades IDE geralmente são chamadas de / dev / hd # e as unidades SCSI (e geralmente SATA) são / dev / sd #.

Mais informações sobre badblocks aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Badblocks

A propósito, mesmo que dd e badblocks sejam programas Linux, você pode usá-los em unidades NTFS e até montar partições NTFS no Linux, independentemente de estar usando partições MBR, discos dinâmicos ou discos GPT.

A documentação de Steve discute muitos problemas hipotéticos com os quais o SpinRite teoricamente poderia ajudar. Por exemplo: os dados desaparecendo com o tempo e precisando ser "atualizados" lendo todos os blocos e gravando-os novamente no disco ou a noção de que reposicionar repetidamente a cabeça de leitura em ambos os lados de um bloco permitirá que você divine estatisticamente os dados originais armazenados nesse bloco. Logicamente, essas coisas fazem sentido, mas acho que são apenas soluções para problemas acadêmicos que podem não surgir no mundo real. (Pelo menos, com discos rígidos - talvez os discos Zip e outros sejam mais suscetíveis ao desbotamento dos dados.) Se Steve citou artigos sobre os assuntos ou se essas técnicas foram provadas experimentalmente eficazes, então eu esperaria que houvesse muitos clones SpinRite de código aberto ou disponíveis comercialmente. Estaria bem dentro dos recursos de um programador de scripts comum escrever um shell script Python, Perl ou UNIX que inclua todos os recursos documentados do SpinRite.

rob
fonte
2
Uau. +1 para obter informações excelentes sobre badblocks.
289 Kamil Kisiel
9
Você colocou uma bolsa congeladora e congelou a unidade primeiro? Ajuda um disco moribundo a trabalhar por tempo suficiente para montar e copiar coisas. As vezes.
dlamblin
3
As observações re: Steve não são relevantes. Essa resposta é informativa, mas pode ser limpa removendo-as.
6139 Ethan Post
4
@ Ethan: Obrigado, eu atualizei o artigo. Eu estava tentando ressaltar que o SpinRite pode ser inteligente demais para o seu próprio bem - ou seja, que Steve parece ter o hábito de superengenhar suas soluções sem pesquisar adequadamente os problemas. Por exemplo, ele escreveu dois utilitários em assembly para ativar / desativar algumas portas de rede no Windows e escreveu um grande e longo artigo sobre o assunto - apenas para descobrir mais tarde que ele poderia ter feito a mesma coisa facilmente desmarcando uma caixa em Janelas.
Rob
3
@ Alex: SpinRite é semelhante ao chkdsk ou badblocks; apenas tenta muito mais. É discutível quanto mais difícil é realmente tentar. Enquanto a cabeça está varrendo para frente e para trás tentando ler um bloco defeituoso, também pode estar raspando a poeira nas travessas, danificando-as ainda mais. O resgate dos dados é bom, mas infligir mais desgaste em uma unidade que já está morrendo é ruim. Acho que se você já possui o SpinRite e deseja executá-lo, deve fazê-lo somente depois de copiar os dados existentes. Em seguida, execute o SpinRite, copie os dados novamente e veja o que mudou, se houver. Também: obrigado! :)
rob
28

Tendo escrito o firmware da unidade de disco no passado (começando nos anos 80), há muitos conceitos errados aqui sobre o que o firmware da unidade faz. Também passei muito tempo nos fóruns GRC, mas não estou conectado ao SpinRite de forma alguma que não seja um usuário.

Primeiro, o firmware da unidade sempre recuperou e remapeou setores desde pelo menos os anos 80 (escrevi o firmware para fazer isso naquela época). Não há absolutamente nada de novo nisso. Quando as unidades atingem um setor problemático, fazem várias tentativas por conta própria, mas o número é limitado, porque não é permitido que a unidade execute vários segundos em um comando de leitura - muitos sistemas operacionais ficam chateados se a unidade não concluir um comando em bem menos de um segundo. Se a unidade puder recuperar os dados, normalmente remapeará o setor automaticamente se considerar que o erro é mais do que um soluço único. Assim, programas como chkdskou ddque simplesmente lêem a unidade de disco acionarão esse comportamento tão bem quanto o SpinRite.

A verdadeira questão é o que acontece quando o firmware da unidade não consegue recuperar os dados do setor. O que o SpinRite fará que a maioria dos outros programas não faz é fazer milhares de releituras e pesquisas para ver se ele consegue que o disco leia os dados com sucesso uma vez. Se isso acontecer, o SpinRite diz à unidade para remapear o setor e grava os dados recuperados nele. Na minha experiência, várias releituras e pesquisas têm uma taxa de sucesso limitada e, como outros observaram aqui, podem resultar no uso da vida útil limitada restante de uma unidade com falha. Portanto, é sempre uma boa ideia tentar usar ddou chkdskantes de experimentar o SpinRite.

O problema é quando a unidade não pode recuperar os dados, independentemente de quantas leituras e novas pesquisas são tentadas. O SpinRite lê os dados brutos não corrigidos do setor muitas vezes e faz uma análise estatística do que é recuperado para tentar recuperar os dados reais. Em seguida, informa à unidade para remapear o setor e grava os dados recuperados nele. Esta parte do SpinRite é única, até onde eu sei, e é um último esforço quando tudo mais falhou. Como resultado, usei o SpinRite para recuperar dados que nenhum outro programa (dd, diagnóstico do fabricante etc.) conseguiu. Mas quando você executa o SpinRite, precisa aceitar que os dados recuperados podem estar apenas parcialmente corretos. O SpinRite também tem o efeito de mapear todos os blocos defeituosos, o que pode tornar a unidade utilizável novamente. Mas simplesmente escrever para todos os setores defeituosos fará isso também, e isso pode ser feito badblocks.

Obviamente, algumas unidades são uma causa perdida que nenhum programa pode salvar. Se você realmente precisar dos dados, leve a unidade a uma unidade de recuperação de unidades, que tentará substituir partes defeituosas da unidade e outras técnicas para recuperar o máximo de dados possível. Esteja preparado para gastar milhares de dólares. É um processo muito trabalhoso que requer salas limpas caras e esses locais precisam manter inventários de peças de reposição para cada unidade comercialmente lançada nos últimos anos.

Até o momento em que este artigo foi escrito, Steve está trabalhando na versão 7 do SpinRite, que incluirá a recuperação de dados semelhante dd_rescuee o material de recuperação do setor que ele faz agora. Supostamente, isso será feito antes que ele se concentre em setores defeituosos individuais, para que ele não gaste a vida de uma unidade agonizante na recuperação de apenas um setor.

tenner
fonte
3
Acho que as reservas da maioria das pessoas estão nos inúmeros erros de Steve e que, se o programa tivesse algum segredo, alguém já teria descoberto e tentado copiá-lo.
Chris S
11
Resposta maravilhosa, é ótimo obter informações de alguém que está "nos bastidores" há um tempo. Eu ainda gostaria que você enfatizasse mais a possível perda de dados de sobrecarregar ainda mais o disco, se ele já estiver falhando, pois é preciso ir a uma casa de recuperação de unidades (como você mencionou).
pauska
2
Tenner, você tem algum detalhe sobre qual conjunto de comandos da especificação de comando do ATA permitiria ler um setor "não corrigido"? Tanto quanto sei, isso não é possível nem desejável, pois o registro e a leitura da superfície adotam uma abordagem estatística e inevitavelmente produziria erros que precisariam ser corrigidos pelas informações redundantes contidas no código de correção de erros.
the-wabbit
2
Costumava ser possível com o comando Read Long, que enviava os dados brutos do setor de volta ao host, supondo que a unidade obtivesse o valor total de um setor (às vezes o setor está tão danificado que nem consegue fazer isso). não importa quão corrompidos os dados estejam). O objetivo original era permitir o teste do host da robustez do ECC do inversor. Steve nunca disse se é isso que ele usa ou não. No entanto, o comando Read Long foi removido das versões recentes da especificação ATA. Se é isso que Steve usa atualmente, não sei o que ele fará no futuro.
Tenner
11
READ LONGfoi marcado como obsoleto como no ATA4. Isso significaria que ele desapareceu por aproximadamente 20 anos. O que estou tentando enfatizar é que provavelmente não há comando para ler dados brutos não corrigidos em uma unidade , portanto, não há como o SpinRite alcançar o que afirma fazer.
the-wabbit
10

O SpinRite foi um ótimo programa na época em que foi escrito, há muito tempo. Naquela época, seria necessário magia negra para recuperar unidades aparentemente brindadas, sendo mais persistentes do que o próprio firmware da unidade.

Mas aqui em 2009, é inútil. As unidades modernas realizam mapeamento e teste de setor por conta própria, e o SpinRite é muito antigo para saber como acioná-las corretamente em todas as unidades existentes. O que você deve fazer é aprender a usar os smartmontools , provavelmente por meio de um CD de inicialização do Linux (já que o tempo principal que você precisa deles é quando a unidade já está pronta).

Minha rotina habitual, quando uma unidade começa a voltar, é fazer backup de seus dados usando dd, executar smartmontools para ver quais erros estão nos relatórios, acionar um autoteste e verificar os erros novamente e, em seguida, iniciar o software de recuperação do fabricante para verificar se o problema pode ser corrigido por ele. A idéia de que o SpinRite sabe mais sobre a unidade do que a interface fornecida pela SMART e pelas ferramentas do fabricante é pelo menos dez anos obsoleta. Além disso, a inserção de informações nos logs SMART ajuda se você precisar fazer a RMA da unidade com defeito, algo que o SpinRite não ajuda.

Observe que os relatórios ocasionais que você vê que o SpinRite "corrige" problemas são coincidentes. Se você acessar um setor em uma unidade moderna que é ruim, a unidade geralmente remapeá-lo das peças de reposição mantidas para esse fim. Tudo o que o SpinRite fez foi acessar o setor defeituoso, que na verdade não reparou nada. É por isso que você ainda recebe esses relatórios anedóticos "funcionou para mim" relacionados a ele - a mesma coisa teria sido muito melhor realizada com uma verificação SMART.

Greg Smith
fonte
7
Forçar remaps do setor não é uma coincidência que leva a anedotas, é uma parte importante da estratégia da SpinRite. Além disso, o SpinRite conseguiu unidades para reconhecer que eu não podia rodar smartmontools, porque "não estava lá". Não acho que o SpinRite seja tão indispensável em 2010 como 1999, mas "sem valor", acho que não, recuperei muitas unidades com ele, com um esforço mínimo. Mesmo que outros métodos existam agora, você não pode superar isso por utilidade. Basta inicializar e executar.
kmarsh
9
kmarsh, acho que você não entende como o remapeamento de setor funciona. O firmware moderno da unidade remapeia automaticamente um setor quando QUALQUER operação de leitura / gravação retorna um sinal marginal. O GRC alega que o SpinRite "atualiza" os discos "forçando" o remapeamento do setor, o que é tecnicamente verdadeiro, mas o mesmo acontece com qualquer comando que lê o disco inteiro. Inicialize qualquer CD do Linux ao vivo e execute 'cat / dev / sda> / dev / null', e você apenas "atualizou" o disco, sem pagar US $ 89.
Ryan B. Lynch
2
Ryan, dependendo da fonte que você lê, sobre "Contagem atual de setores pendentes", as leituras bem-sucedidas nem sempre resultam em remapeamento. Acronis indica que isso acontecerá se "ainda ocorrerem erros". Outros dizem que isso só acontecerá em gravações como o artigo da Wikipedia (e isso pode ser condicional). De qualquer forma, você não precisa do SpinRite para fazer esse ciclo. O que o SpinRite afirma fazer de maneira diferente não é desistir imediatamente dos setores pendentes (se o dynastat funciona, não tenho certeza).
James Snyder
2
Ryan, as unidades NÃO remapearão automaticamente um setor se não puderem recuperar os dados. Suponha que eles fizeram. O que a unidade gravaria no setor após o remapeamento, pois não poderia recuperar os dados do setor original? E, depois de reformulado, o setor sempre seria lido como bom - mas com os dados ERRADOS. Isso é corrupção de dados, que nenhum fabricante de unidades fará conscientemente. Além disso, se um setor é ruim, muitos OEMs não desejam remapeamento automático. Eles preferem permitir várias tentativas de host, o que é impossível se a unidade remapear automaticamente o setor.
Tenner
10

Posso dizer com certeza que essa ferramenta recuperará dados que outras ferramentas (como ddrescue ) não recuperam . E, portanto, vale a pena usar se a sua unidade falhar. O Spinrite recuperou uma unidade para mim quando todas as outras ferramentas falharam. No entanto, ele só pode recuperar certos tipos de erros e nem sempre funciona .

Dito isto, há casos importantes em que você nem deve tentar recuperar seu disco com o spinrite ou qualquer outra solução baseada em software. Ou seja, se o seu disco falhou por um motivo desconhecido e os dados contidos nele são absolutamente críticos - você deve desconectá- lo imediatamente e enviá-lo diretamente a uma oficina de reparos profissional ( não para esquadrões nerds ou médicos de dados)ou outras lojas de consumo) onde eles podem desmontá-lo para descobrir e resolver o problema. Essas lojas operam em um ambiente de sala limpa e possuem as ferramentas para substituir cabeças, motores, PCBs e qualquer outro componente que possa ter falhado. Eles não são baratos - da ordem de US $ 800 a US $ 3000 (ou mais) para um único disco, mas são de longe a melhor opção.

Mais importante, se houver danos físicos dentro do gabinete, simplesmente girar a unidade pode destruir irreparavelmente seus dados , tornando inúteis quaisquer futuras tentativas de recuperação. O Spinrite não pode recuperar um disco que tenha danificado os componentes. Girar a unidade por qualquer motivo, se houver peças soltas no interior, é incrivelmente destrutivo.

Além disso, o Spinrite não funciona "de maneira não destrutiva" - ou seja, remapeia os setores defeituosos após a leitura deles, o que pode afetar os esforços futuros de recuperação. Portanto, se você quiser tentar uma recuperação baseada em software, despeje o que puder usando ferramentas como ddrescuee, em seguida, use o spinrite na unidade.

tylerl
fonte
"da ordem de US $ 800 a US $ 3000 para um único disco" - ou seja, quando barato. Pelo menos os caras que fazem isso pelos federais no meu país cobram até ~ 300 em dólares por cada GB.
Camilo Martin
@CamiloMartin: Se alguém está cobrando pelas informações que você recebe, e não pelo trabalho que realmente realiza, você precisa encontrar alguém que seja um pouco mais honesto. É como uma oficina de automóveis cobrando a distância que um carro percorrer, e não a instalação das novas pastilhas de freio. Nenhuma das lojas (altamente qualificadas) com quem trabalhei usa esse tipo de esquema de preços; talvez o contrato de alimentação tenha inflado seus egos.
tylerl
11
Provavelmente é esse o caso (já que, é claro, o contrato com o governo não se aplica nesses termos). A propósito, o SpinRite está me ajudando a recuperar um disco rígido. Meu processo atual é manter a unidade o mais fria possível com um ventilador (e realmente não esquenta nem um pouco) e, embora demore muito tempo, acabo re-montando e verificando o estado dos arquivos . Posso confirmar que um arquivo foi recuperado e foi lido centenas de vezes com o ddrescue antes (sem efeito). Eu estou feliz!
Camilo Martin
6

Um ponto importante que ainda falta aqui é que o SpinRite foi escrito por Steve Gibson - um homem que tem sido criticado por incompetência há anos e sofreu incontáveis ataques a moinhos de vento durante seu final de "carreira". Embora isso não signifique necessariamente que nenhum software bom possa sair de sua "Gibson Research Corporation", ele deveria pelo menos fazer com que todos verifiquem duas vezes . Como muitos observaram, existem muitas alternativas de código aberto (principalmente como Linux Live CDs) para recuperação de dados que também funcionariam pelo menos.

o wabbit
fonte
5
+1. E, por mais que eu queira marcar você várias vezes com +1, isso está escrito como um comentário e não como uma resposta .
jscott
Uma resposta para essa pergunta é sobre se Steve Gibson deve ser bom em ciência da computação e codificação. É uma opinião pessoal que tentei manter o máximo possível. Para mim, resumiria-se a "não tocá-lo com um pau". E certamente não gaste dinheiro com isso. Além disso, não caberia em um comentário. Você pode editar, se acha que pode ser melhorado.
the-wabbit
2
Três desses artigos foram escritos pelo mesmo homem, Thomas C. Greene. Não é realmente justo.
Peter
11
@ Peter, o ponto básico é que isso não importa. Os artigos referenciam eventos que podem ser verificados por simples pesquisa. Mesmo se Greene tivesse um viés contra Steve Gibson, isso não tornaria nenhuma das representações factuais menos verdadeiras. Além disso, acredito que o viés foi merecido na história de Steve de reivindicações terríveis.
the-wabbit
11
@ syneticon-dj É justo, mas os fatos são facilmente divulgados, afinal Fox News é o nome mais confiável nas notícias.
Peter
5

Usaria, usaria, recomendaria.

Eu tinha um disco rígido SATA de 160 GB cheio de desenhos do Solidworks. Um dia, uma queda de energia derrubou esta máquina. Posteriormente, a máquina exibia uma tela azul durante a inicialização.

Finalmente, adquirimos o SpinRite depois de experimentar ChkDske os simples programas utilitários do fabricante. O SpinRite encontrou e corrigiu esses erros no disco. Todos os dados foram recuperáveis ​​depois disso.

Se o seu disco rígido for usado e se os seus dados valem mais do que o custo de um novo disco , vale a pena comprar US $ 89.

p.campbell
fonte
2
Você não tinha backup? Prefiro recomendar backups e RAID.
NiXar 11/09/09
3

Tudo o que sei é que o Spinrite é um produto muito antigo e o fato de estar na versão 6 parece sugerir que não havia muitas atualizações. Ouvi falar disso há cerca de 15 anos, quando o Windows ainda era um complemento de 16 bits para o MS-DOS. A página da Wikipedia diz que sua primeira versão foi criada em 1988! E um produto não sobreviverá 21 anos se não for um bom produto. No entanto, eles fazem parecer que é um produto muito versátil com muitos usos possíveis, mas esses são apenas vendedores falando, já que basicamente é apenas um software que verifica e corrige o armazenamento magnético de dados.

O criador pode ser considerado confiável, embora seja um software usado principalmente por especialistas em hardware. Considerando o preço, não é muito caro para esse tipo de ferramenta, mas é uma ferramenta que eu nunca precisei até agora.

Lembre-se de que as ferramentas de verificação de disco levarão horas para serem finalizadas em grandes discos. Se você quiser verificar um disco de 2 TB, compre uma tigela de batatas fritas e uma cerveja, sente-se no sofá e assista a um filme enquanto deixa o SpinRite escanear seu sistema. (Então, assista ao segundo e terceiro filme, escove os dentes, vá para a cama, levante-se, faça sua rotina matinal e verifique se está pronto ...) É claro que isso é um problema que todo software tem, se eles tem que digitalizar um setor de disco enorme por setor.

Se você acabou de excluir um arquivo ou formatou um disco por acidente, outras ferramentas (gratuitas) serão uma opção melhor. O SpinRite é mais prático em discos que estão começando a se degradar, para recuperar dados de áreas danificadas.

Mais uma vez, não tenho experiência com este produto, pois nunca precisei dele. Costumo manter backups e até backups de backups. Mas acho que é útil para as pessoas em uma oficina de hardware quando um cliente pergunta se elas podem recuperar alguns dados perdidos de um disco rígido com falha.

Wim ten Brink
fonte
11
Gostaria de acrescentar que o site no FAQ menciona que sua velocidade seria de até 2 GB por minuto. Muitas vezes, apenas mais lento que isso. Assim, 120 GB podem levar uma hora, um Terabyte quase 8 horas. Ou seja, se nenhum problema for encontrado. Então, não, eu não exagero quando digo para você iniciar o SpinRite à noite e verificá-lo pela manhã!
Wim ten Brink
Eu era um daqueles usuários da versão 1! :-) Salvei uma antiga unidade RLL (2,7) no meu turbo XT! A atualização profunda periódica foi a coisa certa para trazer de volta aqueles velhos acionamentos de motores de passo! Usei-o até a versão 3, momento em que não tive nenhuma falha na unidade com a qual me importei (portanto, não fiz nenhuma atualização do software).
22430 Brian Knoblauch
O próprio Linux acabou de chegar à versão 3 (e, até onde eu sei, não houve grandes mudanças, eles só queriam aumentar o número maior depois de tanto tempo). Os números de versão não significam desenvolvimento.
Camilo Martin
2

Não faz sentido dizer que é "melhor" que o chkdsk. Chkdisk é bom para o que faz. Spinrite supostamente faz outra coisa.

Para muitas das histórias acima, apenas o uso de dd ou, de preferência, ddrescue em um disco de inicialização recuperará os dados de qualquer maneira - de graça.

O que o Spinrite parece fazer é remapear os setores defeituosos no nível do disco (em vez do SO) e tentar "reparar" os defeitos da superfície substituindo muitas vezes. Se esses setores defeituosos (físicos ou lógicos) estão impedindo a leitura do disco pelo Windows, parece que o SR realiza um milagre, mas muitas vezes isso é cortesia de ser um disco de inicialização - para que não fique preso aos problemas do NTFS. No entanto, qualquer disco de inicialização do linux acessará os dados. Além disso, no mesmo disco linux executando o ddrescue, o ddrescue reverterá o clone e repetirá / ignorará os setores defeituosos encontrados para entregar todos os dados não danificados para outro disco especificado - o que é realmente o que você deseja que aconteça. Perder alguns setores normalmente não é uma catástrofe. Mas arruinar um disco já fraco é.

O Spinrite e o HDD Regnerator (um produto similar) têm usos muito limitados. Você precisa de um disco com setores defeituosos físicos que impeçam a leitura ou montagem do disco e dados que você não valoriza tanto quanto pagar pela recuperação adequada de DR. Nessas situações, o SR pode ajudá-lo a superar o primeiro obstáculo e fazer a recuperação adequada.


fonte
2

Parece que temos o início de uma Guerra Santa SpinRite aqui. Parte disso parece resultar de alguma ambiguidade sobre o que é o Spinrite e quem é o público-alvo. Eu possuo o Spinrite 6, usei-o em meus próprios sistemas e trabalhei e não funcionou. Ele faz o que foi projetado para fazer muito bem, mas você não pode apertar um parafuso com um martelo. Precisamos usar a ferramenta certa para o trabalho.

Spinrite NÃO é uma ferramenta de recuperação de sistema de arquivos. Ele não conhece o NTFS do FAT do HPFS do EXT3. Quaisquer problemas no nível do sistema de arquivos não serão corrigidos, apenas os problemas de leitura de dados da unidade, que eu achei que eles lidam muito bem. Se você tiver um problema no nível do sistema de arquivos, use outra coisa.

O Spinrite não é realmente para nós Linuxheads que se sentem à vontade trabalhando na linha de comando com ferramentas como 'dd'. (Se você já contou ou riu de uma piada com a palavra 'sudo', isso significa você!) É para o usuário intermediário que trabalha principalmente com uma GUI e não faz backup desde o governo Clinton.

Ele funciona com o sistema de monitoramento SMART da unidade (mesmo que sua BIOS tenha desativado por algum motivo como a minha, sem opção de BIOS para ativá-la .. grr ...) e não diz apenas 'esse setor está ruim, mova-o ', mas na verdade tenta várias maneiras diferentes de obter o máximo possível de dados de um setor defeituoso, preencher a lacuna com um palpite estatístico e pedir à SMART que encontre um novo local para colocar os dados. Pode parecer que perder alguns setores não é grande coisa, e geralmente não é, a menos que esteja na sua tabela de partições ou no meio de alguns arquivos de banco de dados que geralmente são tudo ou nada. Nesses casos, você precisa do setor de volta, mesmo que não seja completamente preciso. Eu não vi mais nada que faça a recuperação parcial do setor, geralmente é apenas goodsectorread = movê-lo vs. badsectorread = jogá-lo.

O melhor uso do Spinrite é realmente a manutenção da unidade. Execute a coisa uma vez a cada poucos meses para que o sistema Smart realmente analise tudo e refaça o necessário. O DD fará a mesma coisa, mas se houver setores danificados que não podem ser lidos, o SMART o lançará completamente. A Spinrite pode realmente tirar 90% do setor. Novamente, não é grande coisa se for um .jpg. Realmente grande coisa, se é a sua tabela de partição.

Kelley B. Gerente de Suporte


fonte
Não tenho certeza de onde você teve a impressão de uma "guerra santa". Claro, nem todas as postagens concordam entre si, mas esse é o objetivo do sistema Stack Exchange, já que a resposta que se acredita correta está correta. . Dito isto, é seguro dizer que você acredita que a pessoa alvo usando o spinrite não seria um administrador de sistemas profissional, mas um "usuário de nível intermediário"?
Romandas 17/03/10
2

O Spinrite é apenas mais uma ferramenta no seu arsenal e é bom no que faz. Um dos principais benefícios do Spinrite é que ele é implacável, tentando recuperar todos os bits possíveis de um setor defeituoso do seu disco rígido. Basicamente, ele fica lá e continua lendo o setor repetidamente em diferentes ângulos para tentar obter uma boa leitura (é por isso que demora tanto). Se você absolutamente precisar recuperar alguns dados que estão em um bloco defeituoso, não conheço uma ferramenta melhor que o Spinrite.

Eu definitivamente concordo com a resposta de Rob de que você não gostaria de executar um disco rígido com falha por um mês para obter seus dados, porque há uma chance muito boa de que ele falhe completamente antes de terminar. Mas outra solução pode ser fazer um dd primeiro e obter todos os dados que puder dele e, em seguida, fazer um spinrite para ver se você pode obter um pouco mais.

O Spinrite também possui outros recursos interessantes disponíveis em ferramentas gratuitas, como copia os dados no disco rígido para evitar a perda de dados por degradação magnética.

James Hackett
fonte
2

O bom: - Dá à sua unidade um treino e, se estiver morto ou com dados de nenhum valor, você não tem nada a perder, pode deixar você ir. O ruim: - O mumbo jumbo apresentou sua operação que apenas desvaloriza sua credibilidade. Parte disso pode ter sido válida há 20 anos, mas agora?

A premissa de que sua unidade está correta se recuperar setores. Eu usei o Ver 1 um há 20 anos e não era uma suposição válida e não é agora. Aprendi da maneira mais difícil que setores defeituosos recuperados devem ser usados ​​apenas como uma chance de salvar seus dados antes de você lançar a unidade, e não continuar usando como se estivesse corrigido.

Também como declarado em outras postagens que usam isso em uma unidade com falha, significa que você está prestes a dar o treino de sua vida. Qualquer usuário precisa entender isso e possíveis implicações. Você não vai pegar isso no site da GRC.

Difícil de acreditar que as pessoas realmente postaram comentários sobre como consertar unidades de servidor de arquivos da empresa e colocar novamente em serviço. Ou eles tiveram sorte ou, mais provavelmente, não publicariam quando bombardeasse alguns dias / semanas na pista.


fonte
2

Funciona, ponto final, e se não funcionar, lixo a unidade. Se uma unidade não puder retirar a louça espinosa do spinrite. Não quero confiar mais que o spinrite para recuperar o que resta. Certos arquivos grandes morrem, mas eu ficaria feliz com um monte de fotos de aniversário de um cliente (pequeno K) do que com alguns halflife.iso de qualquer maneira ...

Eu usei o spinrite desde sua estréia. Praticamente continuamente desde então. Eu usei a maioria dos utils fabricantes também.

Minha primeira ligação foi para um IBM XT que não inicializava. Peguei meus 5 1/4 carregados com msdos, fdisk, formate, copie, spinrite e o deixei funcionando durante a noite no nível mais alto, voltei no dia seguinte e encontrei aquele pequeno retângulo pulando. Eu bati no espaço algumas vezes e está feito. Reinicie e abraça meus amigos quando o sistema é iniciado, e eu pago $ 20! Isso é há mais de 20 anos. Eu o usei desde então para consertar várias unidades, tanto que perdi a conta.

Avanço rápido de hoje, e em um esforço para encontrar uma versão antiga do spinrite, e eu encontrei vocês. Eu apenas o usei para consertar um laptop de botões enquanto digitava isso. Então é assim que eu sei que funciona. Não me importo com o que é dito sobre o criador, o trabalho de criação (pelo menos nas primeiras versões) é bom o suficiente para mim.

Certamente, se a sua tecnologia é suficiente para dar uma opinião, você tem um disco rígido questionável em algum lugar. Confira em tempo real e volte. Não pode fazer milagres, mas se a contagem perdida de setores não subir, isso é ótimo! Se cair ainda melhor. Se ele subir, é hora do escaninho. Depende apenas da força com que a (s) cabeça (s) colidiu (s) com o disco e com o tempo em que ele estava girando.

emmm deeee
fonte
1

Acho que eu poderia ser classificado como "um desses usuários domésticos", mas eis a minha experiência: tentei uma vez no laptop da minha mãe que não inicializava. Durante a inicialização do Windows, obtivemos um BSOD alegando que alguns arquivos do sistema estavam ausentes. Tentei rodar o SpinRite, demorou um pouco, disse que encontrou alguns setores quebrados ou algo assim (foi há um tempo atrás). Quando terminou, inicializou sem problemas.

A única coisa que devo dizer que meio que odeio é que ele não funciona com drives USB (tanto quanto eu sei ...). E as unidades USB geralmente são as que parecem travar para mim ... = /

Ah, e não é especialmente barato ...

Svish
fonte
Geralmente, você pode puxar os discos rígidos do gabinete USB e conectá-los diretamente ao computador. Em seguida, o SpinRite obtém acesso total ao disco rígido.
Brad Gilbert
isso funciona com drives USB como os da Western Digital e da Seagate também? não acho que foi possível para abrir as ... sem quebrá-los abrir esse é ...
Svish
Svish, você está certo - os discos rígidos externos de marca geralmente têm parafusos de segurança e são muito difíceis de abrir, a menos que você tenha uma ferramenta especializada. No entanto, se você configurar uma VM para ter acesso direto a uma unidade física, poderá montar a unidade USB como uma unidade física "interna" e executar o SpinRite ou qualquer outro utilitário de baixo nível. Apenas alguns hipervisores suportam acesso direto a um disco bruto, no entanto.
Rob
11
Deixe-me ver se entendi; o drive mostrou grandes sinais de fraqueza, você conseguiu fazer com que funcionasse novamente ... e continuou usando ??? Aqui está uma dica: as unidades são muito baratas. Aqui está uma segunda dica: eles geralmente têm uma garantia de 3 anos. Eu acabei de comprar um novo, copiei os dados, enviei o disco antigo de volta ao fabricante com a remessa mais barata que encontrei (sem certificação / confirmação etc.) e, se voltar, coloque-o em um gabinete de unidade externa (por 2,5" discos custam ~ $ 15)
Nixar
Bem, primeiro, era um laptop, segundo, não era meu laptop, terceiro, não era o laptop de quem o usava (laptop de trabalho).
Svish
1

Eles sempre colocam depoimentos no programa Security Now . (O que em si é bastante bom). Durante esses programas, eles leram histórias de sucesso do software SpinRite. Alguns deles parecem incríveis, mas tenho certeza de que qualquer outro vendedor só leria histórias de sucesso incríveis. (Observação: não estou descartando os recursos do SpinRite, mas é apenas senso comum de vendas ler apenas histórias de sucesso). Então ouça alguns de seus programas e veja o que você acha do SpinRite.

Pessoalmente, tenho pensado em pegar uma licença para o meu local de trabalho, pois (para um administrador de sistemas) provaria ser uma ferramenta muito valiosa. Apenas recebemos muitos avisos para futuras falhas de disco.

Qwerty
fonte
3
Dada uma estratégia de backup adequada e alguma tolerância a falhas integrada, como administrador de sistemas, por que você precisaria disso?
Romandas 17/03/10
Eu não acreditaria necessariamente em todos os depoimentos. Sei de pelo menos um que os caras da PaulDotCom fabricaram para ler no podcast (que era) apenas para ofender o Sr. Gibson.
Psycho Bob
1

minha experiência é a de um usuário doméstico. Eu tive uma falha no disco estranho (eu costumo comprar hardware barato e usado em casa) e, na maioria dos casos, o spinrite ajudou a tornar os discos montáveis ​​e utilizáveis ​​novamente. Sua milhagem pode variar, mas acho uma maneira barata de prolongar a vida útil do hardware antigo - apenas para verificar se é necessário recuperar alguma coisa dele.

Preet Sangha
fonte
1

SpinRite salvou meu bacon uma vez. Eu tinha um novo disco rígido e, de alguma forma, o sistema de arquivos mudou de NTFS para RAW. Normalmente, isso tornaria o sistema completamente não inicializável, mas ainda estava inicializando corretamente. Não consegui executar o chkdsk e meus backups noturnos estavam falhando devido a um setor defeituoso. O SpinRite não foi concluído com êxito, mas corrigiu o setor defeituoso e o sistema de arquivos voltou ao NTFS.

É dolorosamente lento para executar, mas depende em qual nível você está executando. Definitivamente é melhor que o chkdsk. Me lembra o Norton Disk Doctor, mas com a capacidade de recuperar setores defeituosos em vez de apenas marcá-los.

Scott
fonte
Isso não faz nenhum sentido. Um sistema de arquivos não pode "ficar RAW" de repente. O NTFS possui um $ MFT, um $ Bitmap, etc., não se transforma apenas em RAW da mesma maneira que não se transformaria em FAT, especialmente se ainda inicializar.
Camilo Martin
1

Usuário doméstico aqui. Eu uso o SpinRite há alguns anos e acho muito útil, embora não funcione em todas as situações. A falta de suporte USB também é um problema, mas tudo bem. O que notei é que devo mudar o suporte SATA / PATA no BIOS para NATIVE, se quiser que os dados SMART estejam acessíveis. Atualmente, estou em uma sessão do SpinRite que durará 130 horas quando terminar, mas é a primeira vez que os dados SMART são acessíveis. A diferença? Não tenho certeza, mas vamos ver.


fonte
1

Tentei usar o spinrite para seus benefícios de manutenção, mas quem tem tempo para deixá-lo funcionar em um disco grande por> 16 horas e você não pode usar o computador para mais nada enquanto estiver em execução (você é inicializado no DOS_only modo para executá-lo)? Se você possui muitos discos (por exemplo, um gabinete de armazenamento com 4 a 5 discos, mais o sistema e os discos de troca), é um pouco insano imaginar como manter esse cronograma. Você perderia o computador por uma semana apenas para fazer a manutenção de rotina.

Keith W
fonte