Cenário de acidente com gancho direito: quem é a culpa?

Acabei de colidir com um motociclista enquanto dirigia meu carro. Eu li muito sobre esses tipos de acidentes, mas nenhum cobre completamente as circunstâncias presentes no meu caso, e estou me perguntando quem é o culpado.

Eu estava parado no sinal vermelho em uma fila de carros. Eu provavelmente era o quinto carro de uma linha de 8. O cruzamento ficava no final de uma colina em uma estrada de pista única com uma ciclovia no lado direito. Tive o sinal de mudança de direção aceso no sinal vermelho e, quando ficou verde e cheguei ao cruzamento, virei à direita. Quando comecei a minha vez, colidi com um motociclista que estava indo muito mais rápido do que eu, mas se aproximando por trás e estava tentando atravessar o cruzamento.

A versão curta é que eu estava tentando virar à direita em uma fila de carros quando o motociclista que estava atrás de mim bateu na lateral do meu carro quando eu estava começando a minha vez.

Felizmente, o motociclista não se machucou porque eu não estava me movendo muito rápido e ele apenas bateu na borda do meu carro em vez de realmente bater na lateral. Ele só teve alguns arranhões, graças a Deus.

Não sei o que pensar nessa situação porque estava na faixa mais à direita com o sinal de mudança de direção, na frente do motociclista, mas, por outro lado, faz sentido que ele não pudesse ver meu pisca-pisca. muito bem por causa da fila de carros e eu poderia tê-lo visto se olhasse no meu espelho lateral.

Edição: Eu não posso acreditar que isso tenha recebido tantas respostas. Obrigado a todos por seus pensamentos. Algumas pessoas têm perguntado sobre onde isso aconteceu. Aconteceu na Califórnia, EUA. Muitas pessoas aqui estão dizendo que estão agradecidas por as coisas não terem saído tão mal, pelo menos não tão ruins quanto poderiam. Eu concordo completamente. Quando eu estava ajudando o motociclista, ele disse: "É a última vez que desço a ladeira" e respondi: "É a última vez que ligo sem verificar meus espelhos laterais". Por isso, esperamos que nós, e qualquer outra pessoa que esteja lendo isso, possamos ao menos agradecer que tenha sido uma experiência de aprendizado e que todos possamos estar mais seguros no futuro.

Mais uma coisa. Como a luz recentemente mudou de vermelho para verde e eu estava em uma fila de carros, aparentemente não havia como o motociclista ir atrás de mim e passar à minha esquerda, pois havia alguns outros carros atrás de mim.

Além disso, obrigado Rider_X pela resposta impressionante e abrangente. Eu venho de uma área onde não há ciclovias, então eu não sabia que você deveria entrar na ciclovia antes de virar.

Alakazooom
fonte
Questões de culpa e responsabilidade legal são totalmente dependentes da localização, tanto em nível nacional como regional / local, com estatutos. Como tal, qualquer coisa sugerida aqui não é aconselhamento jurídico. No lado positivo, vocês dois estão bem, então fique feliz por isso. O dano era limitado a coisas, e coisas são apenas coisas.
Em que país é esse?
AndreKR 27/09/18
Esse é o problema com esse tipo de infraestrutura. Quem pensou que seria uma boa idéia de colocar um em frente faixa de tráfego à direita de um direito por sua vez, pista? Inverta a esquerda e a direita e isso parece ter levado a uma carga de ciclistas entrando em caminhões em Londres. A mensagem que está sendo enviada aos ciclistas é "Ultrapassar o tráfego ao lado nos cruzamentos". Como motociclista veterano e filtro afiado (ou separador de faixas), apenas me desespero. : (
Grimm The Opiner
Foi em um país drive-on-left ou drive-on-right?
precisa saber é o seguinte
Você poderia adicionar algumas informações sobre a região em que está para que as respostas possam ser ajustadas às leis e regulamentos locais?
BlueCacti 27/09/18

Respostas:

Você provavelmente será encontrado com defeito. As ciclovias são consideradas uma faixa de tráfego que suporta apenas um tipo de tráfego por longos períodos de tempo (ou seja, bicicletas). Assim, pela sua descrição, você sinalizou sua intenção, depois virou à direita em outra faixa de tráfego e colidiu com outro veículo que já ocupava aquela faixa. É seu trabalho garantir que uma faixa de tráfego esteja livre antes de entrar nela.

Se você estava falando de duas faixas de carros, acho que haveria pouca ou nenhuma dúvida sobre falha, mas porque estamos falando de andar de bicicleta, muitos motoristas assumem que é tarefa do ciclista sair do caminho porque são mais vulneráveis. Embora verdadeira de uma perspectiva prática, essa perspectiva não é suportada legalmente.

Questões mais confusas, em algumas áreas (por exemplo, América do Norte), é necessário que os motoristas entrem na ciclovia (quando seguros) antes de virar, enquanto outras áreas do mundo não permitem a fusão e, em vez disso, dão aos ciclistas a prioridade total em todas as vezes. Independentemente disso, ambas as abordagens encontrariam uma falha legal com o motorista virando em outra faixa de veículo (ou seja, a faixa de ciclismo) quando não estivesse claro.

Então, o que você deveria ter feito (América do Norte)?

Geralmente, na maioria das jurisdições norte-americanas, se a ciclovia estiver livre, você deve primeiro entrar na ciclovia antes de fazer a curva à direita (veja o diagrama abaixo). Essa área de mesclagem é frequentemente indicada com linhas tracejadas que separam as faixas de carro e bicicleta. Se você cruzar com segurança, terá uma posição física sobre o ciclista e eles deverão esperar até que você complete sua vez antes de passar, se quiserem permanecer na ciclovia, caso contrário, eles precisarão mudar de faixa na faixa de tráfego principal à esquerda para passar (assumindo, é claro, uma jurisdição que dirige à direita).

Enquanto você sinalizava, ainda estava na faixa à esquerda da faixa de ciclismo (ou seja, à esquerda de outra faixa de veículo) e, como tal, você apenas sinalizou sua intenção. Até que você entre com segurança na faixa de ciclismo, para concluir a curva à direita, é esperado que você verifique o tráfego antes de passar para a direita.

Diagrama de uma curva à direita Da San Fransisco Bicycle Coalition

Outras jurisdições norte-americanas que apóiam essa abordagem

Eu escolhi a figura acima porque ela comunicava claramente o conceito. Alguns podem estar preocupados que isso se aplique apenas a São Francisco, mas regras semelhantes se aplicam em muitas outras regiões da América do Norte. Alguns exemplos adicionais são dados abaixo:

Ontário, Canadá

Diagrama 2-12 Diagrama 2-12

Ciclovias são reservadas para ciclistas. Eles são tipicamente marcados por uma linha branca sólida. Às vezes, você precisará entrar ou atravessar uma ciclovia para virar à direita em uma esquina ou garagem. (Veja o diagrama 2-12). Tome muito cuidado ao fazer isso. Entre na ciclovia somente depois de garantir que você possa fazer isso com segurança e faça a curva.

- Manual do Motorista do Ministério dos Transportes (MTO)

Colúmbia Britânica, Canadá

Onde houver uma linha quebrada marcando a ciclovia na aproximação para o cruzamento, o motorista poderá passar para o meio-fio na ciclovia antes de fazer a curva à direita da maneira como a maioria das pessoas está acostumada. Os motoristas que estão fazendo isso estão mudando de faixa e devem ceder ao ciclo de tráfego na ciclovia antes de passarem! Nesta situação, o ciclista deve esperar atrás do veículo até que seja feita a curva para limpar a ciclovia.

- DriveSmart BC

Califórnia, EUA

21717. Sempre que for necessário que o motorista de um veículo a motor atravesse uma faixa de bicicleta adjacente à faixa de rodagem para fazer uma curva, o motorista deve conduzir o veículo na faixa de bicicleta antes de fazer a curva. a virada de acordo com a Seção 22100.

Lei da Califórnia

Jurisdições europeias

As jurisdições européias atribuem o status de veículo legal às ciclovias, mas o que parece menos claro é se houver suporte para os veículos a motor se fundirem nas ciclovias antes de virar à direita (se estiver dirigindo à direita). A partir dos comentários, parece que a maioria das nações europeias dá prioridade absoluta aos ciclistas (ou seja, o motorista precisa esperar até que não haja tráfego nas ciclovias antes de virar). Exemplos explícitos ainda são necessários.

Alemanha (por sleske)

Na Alemanha, você seria o culpado (provavelmente totalmente). Se você fizer uma curva (não importa a direita ou a esquerda), o tráfego atrás de você em outras faixas tem prioridade e você deve ter certeza de que não o obstrui ou coloca em perigo antes de virar.

Isso se baseia no §9 Straßenverkehrsordnung (código de trânsito alemão):

Abbiegen, Wenden und Rückwärtsfahren [...] Vor dem Einordnen und nochmals vor dem Abbiegen ist auf nachfolgenden Verkehr zu achten; vor dem Abbiegen ist dann nicht nötig, wenn eine Gefährdung nachfolgenden Verkehrs ausgeschlossen ist.

Tradução (minha, sem garantias):

Virando e revertendo [...] Antes de mudar de faixa e novamente antes de virar, o motorista deve procurar o tráfego seguinte; isso não é necessário antes de virar, se não for possível o perigo de seguir o tráfego.

Pacífico Sudoeste

Nova Zelândia (tráfego à esquerda)

Na Nova Zelândia, os ciclistas parecem ter prioridade absoluta, uma vez que os motoristas que fazem curvas não podem se fundir na ciclovia para fazer uma curva e precisam aguardar até que a ciclovia esteja livre:

Quando há uma ciclovia em um conjunto de luzes, você não deve esperar que a luz fique verde e não deve dirigir enquanto se aproxima das luzes (a menos que esteja andando de bicicleta). As motos também não devem usar essa faixa, mas podem filtrar entre o tráfego estacionário.

Os ciclos têm o direito de passagem nessa faixa. Se houver ciclos aguardando para avançar, você deverá cedê-los antes de poder virar à esquerda. O carro está esperando na posição errada, bloqueando a ciclovia

O carro está esperando na posição errada, bloqueando a ciclovia

Isso mostra a posição correta com as rodas esquerdas do carro não invadindo a ciclovia

- Testes de Condução NZ

fonte
Este é material bélico local. A maioria dos lugares que montei tem uma linha branca sólida delineando a ciclovia. Branco sólido = não cruze.
31418
@JohnP a linha tracejada pode não estar em todo lugar, mas praticamente em todo lugar trata as ciclovias como uma faixa legal de viagem. Em todos os lugares da América do Norte, eu parecia recomendado cruzar a ciclovia antes de fazer a mão direita. Você tem um exemplo explícito em que os carros não podem se fundir antes de virar? O único exemplo em que posso pensar são as ciclovias de mão dupla para um lado com uma barreira física; nesse caso, não é possível fisicamente mesclar antes de virar.
Rider_X
Não é um bom layout, embora comum, porque uma pequena falha no cumprimento das regras por qualquer usuário leva a uma situação perigosa com muita facilidade. Enfrento layouts semelhantes a este (uma imagem espelhada enquanto dirigimos à esquerda aqui). Em um caso, eu simplesmente evito a ciclovia, pois todo o tráfego na pista mais próxima está virando em minha direção, em um fluxo contínuo. Não há compulsão para usar a ciclovia aqui. Em alguns lugares, você deve ter cuidado ao passar pelos carros. A lentidão geralmente é apropriada, mas pode ser necessária uma explosão de velocidade se as luzes mudarem e você estiver ao lado de algo longo. Muitos carros não sinalizam.
Chris H
O exemplo da Nova Zelândia é o mesmo no Reino Unido (se a ciclovia tiver uma linha sólida, o que quase sempre ocorre nesse tipo de caso). Como ciclista, seria suicídio confiar na lei. Os carros dobram a esquina sem uma segunda olhada (às vezes aparentemente sem uma primeira vista).
Excluí vários comentários que não estão em conformidade com esta política, bem como comentários subsequentes que não fazem mais sentido após a exclusão inicial. Se vir comentários inflamatórios adicionais ou outros que não fazem mais sentido, sinalize-os para intervenção do moderador, mas não participe.
jimchristie

Você não indica um local, o que torna essa pergunta sem resposta para o seu caso individual. No entanto, como existem respostas gerais para a situação norte-americana, gostaria de dar uma perspectiva européia também.

Na maioria das legislações europeias, o ciclista tem prioridade na sua situação e você só pode atravessar a ciclovia quando pode fazê-lo sem interferir com o ciclista . Caso contrário, você tem que ceder e esperar.

Não importa, se o ciclista já está no lugar ou está vindo por trás (desde que ele esteja perto o suficiente para que você possa vê-lo, é claro). Pense em atravessar a ciclovia como atravessar outra estrada e ter um sinal de "desistir" - se você bater no veículo com prioridade ou o veículo com prioridade tiver que desacelerar, você fez errado.

Espanha

O artigo 64 do "Reglamento Geral de Circulação" diz que sempre que um veículo cruza uma ciclovia claramente marcada, os ciclistas têm prioridade , a menos que seja especificado de outra forma (por exemplo, um sinal vermelho para o ciclista).

Alemanha

O §9 (3) da "Straßenverkehrsordnung" afirma que, ao virar, você deve deixar os ciclistas passarem paralelos a você, seja na estrada ou próximo a ela.

Dinamarca

Færdselsloven § 26 declara que, se um veículo quiser virar à direita, deve garantir que não interfira com nenhum ciclista .

Reino Unido

As Cláusulas 182 e 183 do Código da Estrada (link pdf) afirmam que, ao virar à esquerda, um motorista de veículo deve "prestar atenção ao tráfego vindo à sua esquerda" e " dar lugar a qualquer veículo que utilize uma faixa de ônibus, ciclovia ou bonde de ambos os lados". direção".

mastov
fonte
Obrigado pela edição do Reino Unido, @AndyT. Quaisquer edições para legislações adicionais são bem-vindas.
Mašťov

As leis locais entram em jogo aqui, então você precisaria estudá-las muito para saber onde as coisas estão na lei.

Eu suspeito que você está errado. Com uma ciclovia, é normal que o ciclista tenha direito de passagem sobre os carros.

No entanto, isso não torna o ciclista legalmente certo. Na maioria das jurisdições, os dois poderiam ser responsabilizados de acordo com a lei. O teste normal aqui é a condução / condução insegura / descuidada / perigosa. Dado que um acidente previsível aconteceu passando à direita de um carro, indicando que uma curva à direita em alta velocidade é perigosa.

Onde eu moro, a situação que você descreve seria chamada de "acidente contribuinte" pelas companhias de seguros. Se a polícia estivesse envolvida, provavelmente o motorista e o motociclista seriam acusados. O motociclista deveria ter visto o que você faz (indicadores) e ignorado - juntamente com a velocidade torna a direção imprudente ou perigosa, o motorista é acusado de uma carga menor de direção descuidada (a menos que você tenha visto o motociclista, então é perigoso ou até perigoso). Criminoso).

Pessoalmente (e sei que isso me deixará sem votos), não acho que você deva se sentir muito mal pelo que aconteceu. A maneira como o ciclista estava andando era inevitável que acabaria por acontecer com ele. Você passou a ser o pobre coitado no lugar errado, na hora errada, quando o número dele apareceu.

mattnz
fonte
Nenhum voto negativo de mim, mas um carro atravessando uma pista sem verificar se está claro também é uma condução imprudente. O carro possui espelhos precisamente para esse fim, e as leis geralmente exigem que o motorista faça uso desses espelhos. Se eles ignoram um veículo ao atravessar a faixa de veículos, a culpa é deles. Então, ambos estão dirigindo descuidadamente. Mas eu vejo mais falhas no motorista do que no motociclista, simplesmente porque o carro é o veículo muito mais perigoso de manusear, por isso o motorista tem mais responsabilidade de garantir que não ponham em perigo outras pessoas menos blindadas.
precisa saber é
"A maioria das jurisdições" é uma declaração muito dura, sem qualquer prova. Pode ser verdade em todo o mundo, mas tenho certeza de que, na maioria dos países europeus, toda a responsabilidade seria de um motorista de carro descuidado.
precisa saber é o seguinte

Isso é menos que uma resposta, mas mais que um comentário, e se expande nas notas do RiderX.

Na Nova Zelândia, uma ciclovia é uma faixa de tráfego para fins especiais, semelhante a uma faixa de ônibus. Assim, uma bicicleta atravessando a estrada não precisa dar lugar ao tráfego que atravessa a pista.

Mas a questão permanece - você quer estar certo ou deseja estar vivo?

Aqui está um exemplo de eu infringindo a lei e evitando um cenário potencial de gancho de esquerda.

fonte
Não sei dizer o que você faz que está infringindo a lei, a menos que você tenha uma lei que diga que não pode pisar no freio quando vir um perigo à frente. Parece-me que você estava pronto para as luzes se acenderem e ficar de olho nos carros. Aliás em uma junção semelhante que tendem a controlar o meu tempo / velocidade para me manter fora do ponto cego de potenciais torneiros esquerda, tanto quanto possível (como você parece, mas você é mais rápido)
Chris H
@ChrisH sim, eu deveria ter continuado em frente na pista verde e esperava que os carros cedessem / cedessem. Não ajuda que a bicicleta seja muito baixa e, portanto, abaixo da linha de visão direta;
Criggie
Do ponto de vista do Reino Unido, você tinha o direito de continuar, mas não a obrigação, e é perfeitamente possível dirigir (e presumivelmente andar) dentro da letra da lei, mas de forma imprudente no sentido legal e do ponto de vista da autopreservação . Isso seria válido mesmo se alguém fosse atrás de você.
21718 Chris H,
-11

Você é sempre culpado se bater em alguém andando de bicicleta, IMO. Vejo e estou envolvido muito nessa situação - na ciclovia do lado direito da estrada (tráfego dos EUA) voando, e alguém na minha frente decide virar à direita. Normalmente, eles esperam por você se estiverem prestando atenção. Outras vezes, eles simplesmente se viram e não se importam com o piloto (parece que foi isso que aconteceu).

Então, como motorista, não faça isso. Apenas espere até que eles passem por você, a menos que estejam obviamente diminuindo a velocidade e esperando que você vire. Se você beliscá-los à direita, você está culpado porque acabou de bater em uma pessoa com um veículo. Se você está com problemas jurídicos é outra questão que depende de várias coisas que um profissional jurídico saberia melhor.

Como piloto, quando estou nessa situação e ando rápido como você descreveu, costumo parar no trânsito atrás e à esquerda do carro que está virando à direita e passo por eles em sua própria pista quando eles saem. Isso ajuda o motorista a me ver como agora estou diretamente atrás deles. Se eles decidirem voltar cedo ou posso dizer que não estão prestando atenção, eu passo.

ebrohman
fonte
-1, nenhum comentário por que deveria ser necessário.
mattnz
Se o motorista se fundiu adequadamente na pista de ciclismo para completar a curva à direita (ou seja, na seção da linha tracejada quando a pista estava livre), eles têm prioridade nessa pista e espera-se que você espere ou passe para a pista. saiu em outra pista. Caso contrário, sim, você tem prioridade na ciclovia e eles precisarão esperar até que fique claro.
Rider_X
-1 "Você sempre falha quando bate em alguém andando de bicicleta" significaria que os ciclistas podem fazer o que quiserem, incluindo sinalização vermelha, e não ter culpa. Isso é claramente incorreto.
Aparelho Argenti
Digamos que eu esteja andando de bicicleta e você, um motorista, esteja dirigindo na rua. Se eu vier correndo pelo lado errado da rua e bater na frente do seu carro, me matando no processo, você está culpado?
user45266
Pelo menos aqui, na minha cidade, isso é 100% errado. Até os pedestres são responsabilizados por suas ações. As bicicletas são consideradas especiais e têm os mesmos direitos e responsabilidades que os carros.